Mercedes Sosa, a voz da integração latino americana


Capa do Álbum de Mercedes Sosa intitulado 30 Años

Não é segredo que Mercedes Sosa com sua voz contém músicas que falam por si sobre o cotidiano da nossa terra e trazem uma ideia de pertenciamento cultural latino americano, há de se falar que Todo Cambia, Como Pajaro Libre, Cancion con Todos, Pais, Los Pueblos de Gesto Antiguo e Solo le pido a Dios, são músicas que falam por si de uma identidade latino americana.

Mercedes Sosa em muitas de suas músicas dencia a realidade e aponta para sempre um ideal de reconhecimento dos povos, convoca por vezes os povos a uma mobilização, como em Cuando Tenga la Tierra, em que ela fala sobre a necessidade de luta de todos.

O interessante é que a voz de Mercedes deve se fundamental para a tomada de consciência de classe das pessoas, dispultar o imaginário popular é fundamental para inserir nas conciências a cultura de ser e estar no Brasil e na América Latina.

É fundamental o resgate de uma cultura de massas que fale sobre as belezas da nossa terra, mas sobretudo sobre a beleza de se lutar, colocar a beleza como mais do que uma forma de expressão estética, mas uma forma de pensar, uma forma de se disputar corações e mentes para a revolução da ternura, da compaixão e da paz, sendo para isso necessário a ruptura das amaras que nos prendem ao comodismo e a inação.

É necessário um imaginário cultural, musical e geográfico que ajude a conduzir corações e mentes para um mundo novo, uma América Latina Nova! Uma Aby Ayala! Pachamama! Pindorama! Brasil, país com nome de árvore!






 

Comentários