A Luta pela Convocação dos Aprovados no Concurso Público de Professores de PE: Uma luta contra o desemprego e a precarização do trabalho

No Brasil e especialmente em Pernambuco se presenciou a divulgação de dados do Todos pela Educação em veículos de mídia do aumento crônico dos contratos temporários para professores no País. Ficou público e notório que ao longo desses mais de 20 a 10 anos houve uma política de aumento desses professores no país.

Com isso, precarizou-se as condições de trabalho dos docentes de educação básica, aumentando a pressão, assédio moral em ser demitidos e todo o processo de danos psicológicos e de saúde dos docentes no Brasil.

Professores precarizados e escolas faltando professores. Número de professores insuficiente para a necessidade. Corte de gastos, teto de gastos e só política neoliberal tentando ensaiar uma tentativa de terceirização do serviço público.

Em Pernambuco, apesar de ter sido realizado um concurso em 2015 para algumas áreas, mas a área de ciências humanas, agravado pela crise dessas, não tem concurso público no estado desde 2008, aumentando a vacância de cargos efetivos nessa área. Somado a isso há uma enorme quantidade de contratos temporários vigentes no estado.

O Estado Neoliberal e da austeridade prefere não nomear os concursados que passaram no cadastro reserva e renova todos os anos os Contratos, precarizando as condições dos docentes, muitos deles desempregados ou sendo contratos temporários no estado.

Concurso público sempre foi uma pauta de luta trabalhista desde a época, em que Castilhistas sancionaram a constituição do Rio Grande do Sul, inaugurando pioneramente o serviço público prestado pelos que passaram por esse processo seletivo.

Em tempo neoliberais, o ataque feroz à classe trabalhadora recai em negar a ela o direito de ingresso por concurso público, precarizando as condições de trabalho dela, além de tornar o serviço público precário por consequência do não vinculo efetivo, burlando a constituição federal e as leis vigentes no Brasil.






Comentários