Viva Frei Caneca! Por um Brasil Soberano e Independente! Pela Pátria Livre!

Essa semana marca 200 anos da morte de Frei Caneca, um mártir da Independência nacional e de uma pátria livre.

Apesar de Frei Caneca e aliados terem liderado a Revolução Pernambucana e a Confederação do Equador, estes eventos são constituintes da ideia e do imaginário nacional no sentido de garantir o resgate da memória de concepção e constituição da ideia de Brasil Soberano, justo, independente e livre. O resgate da memória deste mártir revolucionário é salutar para apontar o papel histórico da radicalidade da juventude, dos brasileiros e brasileiras de boa vontade que defendem a soberania nacional.

O sacrifício de Frei Caneca foi e continua sendo pedagógico contra os algozes que simplesmente ficam de vira-latismo nacional e pregam subserviência do nosso país a interesses estrangeiros e alheios a realidade nacional brasileira. O sacrifício de Frei Caneca ensina que a luta pelo Brasil e pelo imaginário e ideia de uma nação soberana e justa passa pela radicalidade revolucionária e pela luta daqueles que se empenham em tal empreitada.

Hoje, percebemos que o sacrifício de Frei Caneca não foi em vão, o Brasil é um país independente de Portugal e a República ainda que com fragilidades ainda segue no nosso país, mas honramos a memória de Frei Caneca quando lembramos e fazemos dessa memória em ato, que é uma inspiração política para grandes transformações do nosso país, pois política se faz no sonho e nas realizações de um Brasil Independente e Republicano, como dizia Frei Caneca, quem bebe da minha Caneca tem sede de liberdade!

Frei Caneca e sua memória nos ensinam que o Brasil ainda precisa se consolidar como uma República Justa e independente, precisamos resgatar o fio da história e a radicalidade de ideais de liberdade do Frei Caneca como inspiração para as grandes transformações e reformas do país e a consolidação da sua independência tecnológica, industrial, política e econômica, de forma a construir uma república com justiça social e numa luta anti-colonial em relação a como o Capitalismo Selvagem se implanta no nosso país!



Comentários