A Geografia Instagramável e a exploração humana e maquínica dos lugares

É fundamental apontar para essa problemática do Instagram como um dado atual sobre a realidade. Hoje, as pessoas usam essa rede social e ignoram a dinamica de conectividade intriseca a esta rede social, fundamental na percepção de como nós situamos os lugares e sinalizamos sua existência.

Tem surgido o turismo instagramável, que fruto de como as pessoas se locomovem sobre os lugares a partir da indicação dada pelas pessoas em relação às postagens no Instagram. Nesse sentido, as postagens tem se tornando um indicativo de onde e como as pessoas podem ir para tirar fotos e aproveitar isso.

A fabricação e produção de postagens e fotos em lugares se tornou um costume bastante usual, onde cada vez mais pessoas se inserem numa dinâmica de afirmação da sua exitência nos lugares e marcar sua presença é já um sonônimo de postar e tirar fotos.

A publicação nos storys do instagram se tornou algo usual, mas por não permanecerem na rede social e terem um ar de instaneiade nas fotos, são facilmente consumidas e feitas, de modo a divulgar suas vidas nas redes sociais. Além disso, há um uso cada vez mais frequente de imagens no Instagram para divulgação de causas sociais e de formas de manifestação social e cultural.

A logica de ver, produzir e consumir imagens vai delineando um roteiro dos usuários do instagram, onde a banalidade na produção de imagens vai se conectando com o consumo de imagens e na indução de produção de mais imagens. Nisso, há uma produção de padrões estéticos e fotográficos que vão gerando novas formas de se ver e vivenciar os espaços e suas dinâmicas.

A produção do espaço a partir dos usuários do Instagram depende também daqueles que produzem, o marcador cultural daqueles que procuzem, colocam a subjetividade em evidencia e movimentam o algoritmo da rede social para a consumo de imagens a partir de curtidas e compartilhamentos.

O turismo e o capital imobiliário se apropriam dessa lógica de produção e consumo de imagem, atuam dentro da lógica de poder simbólico e da ação psicopolítica que os usuários do instagram, sejam de perfis individuais e de empresas, fazem.

A ação psicopolítica dos usuários do instagram depende muitas das causas e pautas levantadas em suas poblicações, pode ser capaz de levantar pautas e ideias e tornar elas populares, o instagram se torna u veículo de ideias, imagens, produtos, mercadorias, corpos, pessoas, espaços, lugares, paisagens e de tudo aqueilo que pode se tornar fotografável.

Modo de viver aos poucos vai sendo moldado pelo costume estético de tirar fotos e postar no instagram, modificando as dinâmicas dos lugares e de como se visita e vivência os lugares, onde eles vão também sofrendo processos de adaptação e produção de formas de se tirar fotos e pousar para que as fotos posssam ser tiradas, como os cenários criados para isso.

Comentários